Porque um garoto austríaco de dezenove anos viaja sozinho para o Rio de Janeiro em 1925 ?
Nunca conseguiremos montar toda essa história, mas temos alguns pontos chaves que fazem sentido :
1 Ao fim da Primeira Guerra Mundial o Império Austro Húngaro sai perdedor, é dissolvido e perde grande parte da sua força politica e econômica.
2 Emmerich perde seu pai na Guerra
3 Segundo minha avó Linda contava, a mãe de Emmerich, Catharina, casa-se de novo após a morte de seu marido Heinrich durante a Primeira Guerra Mundial .
4 Emmerich não aceita o padrasto que, também segundo minha avó Linda, era um homem muito violento.
5 Em 1922, com 16 anos de idade, Emmerich pede a atualização de seus documentos pessoais (nascimento e cidadania), talvez já buscasse a sua emancipação ou estivesse com planos de sair de casa. Nessa época, a maioridade aos 16 era comum.
6 Em 1924, Emmerich recebe uma correspondência de seu futuro cunhado Heinrich Rypacek em um hotel em Baden. Pode ser que estivesse apenas passeando, de férias, mas pode ser que já tivesse saído de casa e morando sozinho.
7 Emmerich veio para o Rio de Janeiro com mais 18 austríacos no Gelria conforme mostra a lista de passageiros do navio, e todos eles tinham como destino São João del Rei em Minas Gerais, ou seja, claro que estavam em um único grupo, organizados e com planos previamente traçados, a escolha do Brasil não foi aleatória.