Não sabemos ao certo quando Emmerich Flatschart deixou Minas Gerais e veio para São Paulo, mas sabemos que em 1928 ele estava trabalhando como eletricista na Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo (RAE), nas obras da Adutora Rico Claro na região da Terceira Divisão (Zona Leste de São Paulo).


Caderneta de Empregado da Caixa de Aposentadorias e Pensões da Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo

Em sua primeira carteira profissional não consta o registro como funcionário da Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo, talvez por ser esta uma empresa pública com regras próprias de contratação, mas podemos ver, pela primeira vez, um endereço comprovado de Emmerich no Brasil 3ª Divisão Adutora Rio Claro. É pura especulação, mas talvez morasse nos alojamentos ou casas dos funcionários desde a sua contratação em 30/10/1928.

Carteira Profissional de Emmerich – 1933
Carteira Profissional de Emmerich mostrando como endereço a Terceira Divisão – 1933

Na sua Caderneta de Empregado da Caixa de Aposentadorias e Pensões da Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo (RAE), expedida em 17/09/1936 novamente aparece o endereço, Adutora Rio Claro, porém agora especificando km 20. Nesta época, Emmerich já era casado com Linda Flatschart e seu filho mais velho Henrique (Heini) Bruno Flatschart (1936-1988) tinha 2 meses de idade.


Caderneta de Empregado da Caixa de Aposentadorias e Pensões da Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo

A Repartição de Água e Esgotos – RAE, foi o órgão público responsável pelos serviços de saneamento na cidade e desde 1925 pela construção da Adutora Rio Claro.

Adutora Rio Claro, por volta de 1950 – Fonte : Sabesp

A história da Adutora Rio Claro foi um marco no abastecimento de água da cidade de São Paulo trazendo água para o reservatório do Alto da Moóca. Segundo a Sabesp, atualmente o Sistema Rio Claro produz 4 mil litros por segundo e abastece 1,5 milhão de pessoas do bairro de Sapopemba, na Capital, e parte dos municípios de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André.

O projeto foi revisto e aceito pela RAE em dezembro de 1925, que criou no ano seguinte uma comissão para executar as obras de adução. Trata-se da Comissão de Obras Novas do Abastecimento de Águas de São Paulo, comandada pelo engenheiro Henrique Novaes, tendo como principais colaboradores os engenheiros Luiz A. Vieira, Coelho da Rocha, Irineu Braga e Renato Nova Friburgo. Essa comissão foi criada com o objetivo de estudar um plano geral de abastecimento para São Paulo, buscando soluções completas e definitivas para abastecer uma população de 2.300.000 habitantes, elaborar o projeto definitivo de obras de adução do Rio Claro e executá-las.

Fonte : Dossiê Sistema Rio Claro
Adutora Rio Claro anos 1930, na Capela do Ribeirão (Taiaçupeba)
Fonte: Arquivo Histórico Municipal
Foto da Adutora Rio Claro na região da Vila Diva em 2017 – Fonte : História Vila Diva

Não é possível localizar hoje em dia com precisão o endereço Adutora Rio Claro km 20, Terceira Divisão, mas como referência podemos usar a atual Avenida Sapopemba já que esta segue o traçado da adutora, desta maneira, a região da Terceira Divisão é identificada nos mapas atuais na altura do número 30.000 da avenida Sapopemba.

Mesmo hoje em 2019, a região da Terceira Divisão ainda é pouco habitada e cercada de áreas verdes protegidas.

Vista aérea Terceira Divisão em 2019 – Fonte Google

Na Terceira Divisão nasceu, além do meu tio Henrique (Heini) Bruno Flatschart, meu pai Renato Walter Flatschart, meu pai. A família permaneceu nesta região até 1940, época em que se mudaram para Vila Prudente onde Emmerich foi contratado para trabalhar como mestre na empresa H. Klein & Cia. LTDA, fabricante de escovas de aço,

Compartilhe !

Participe da discussão

8 comentários

  1. Certa vez eu levei um dia perseguindo de carro a adutora Rio Claro que traz água de Biritiba Mirim até a Sabesp no alto da Mooca em São Paulo. No início são tubos gigantes de ferro que cortam os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Mauá, já na zona leste da capital a adutora é subterrânea mas dá pra acompanhar. Foi uma experiência muito legal. Matei a minha curiosidade prá onde iam aqueles enormes tubos, quando eu morei em Mogi das Cruzes, anos 90.

  2. Dolor Bernardino do Carmo , foram 500 alqueires de terra , dando início na constituição da represa Ribeirão do Campo em Casa Grande Biritiba Mirim SP , região do Alto Tietê ..

  3. A área que deu início a construção da Adutora do Rio Claro , foi do meu bisavô Dolor Bernardino do Carmo , foram 500 alqueires de terra , dando início na constituição da represa Ribeirão do Campo em Casa Grande Biritiba Mirim SP , região do Alto Tietê ..

  4. A área que deu início a construção da Adutora do Rio Claro , foi do meu bisavô Dolor Bernardino do Carmo , foram 500 alqueires de terra vendido para o governo , dando início na constituição da represa Ribeirão do Campo em Casa Grande Biritiba Mirim SP , região do Alto Tietê ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *