S.S. Gelria é o navio que trouxe meu avô Emmerich Flatschart de Amsterdam para o Rio de Janeiro em 1925.

O S.S Gelria (S.S. é a sigla inglesa para Steam Ship, em portugês, Navio a Vapor) era uma embarcação da Koninklijke-Hollandsche Lloyd  ou em português antigo Companhia Lloyd Real Hollandez,
empresa com sede em Amsterdã criada em 1899.

Emmerich embarcou no Gelria em 11 de novembro de 1925 no porto de Amsterdam, conforme mostra sua passagem :

S.S. Gelria - Passagem de Emmerich Flatschart / Acervo pessoal
S.S. Gelria – Passagem de Emmerich Flatschart / Acervo pessoal

O Gelria foi construído em 1913, deslocando 13.868 toneladas de porte bruto, em um comprimento de 170 metros. Tinha alojamentos para quase 1.500 pessoas. Foi vendido em 1935 a uma empresa italiana e foi utilizado como navio transporte de tropas na guerra da Abissínia e, ocasionalmente, como um navio hospital. 

Fonte : Tok de História
S.S. Gelria – Fonte : Garfadas On Line
S.S. Gelria no Porto de Amsterdam em 1914
S.S. Gelria no Porto de Amsterdam em 1914 – Fonte
Ships Nostalgia

Veneza Americana é um longa-metragem 35 mm brasileiro produzido em Recife no ano de 1925. Neste filme (aos 00:07 min) é possível ver o Gelria no chegando no porto de Recife em Pernambuco. Mesmo ano que meu avô Emmerich chegou…

Veneza Americana – Filme de 1925 que mostra o SS Gelria chegando no porto de Recife.
Compartilhe !

Participe da discussão

20 comentários

  1. Eu, Ricardo Brehmer, digo aqui que:
    Meu pai, Erich Brehmer, meu avô, Arnold Erich Herrmann Brehmer e minha avó Christina Flora Brehmer ()
    Nata: Wichmann, cheram em 1919 ao Brasil vindo de Berlim, embarcando em Hamburg.

  2. Eu, Ricardo Brehmer, digo aqui que:
    Meu pai, Erich Brehmer, meu avô, Arnold Erich Herrmann Brehmer e minha avó Christina Flora Brehmer ()
    Nata: Wichmann, cheram em 1919 ao Brasil vindo de Berlim, embarcando em Hamburg, no SS GELRIA.

  3. Neste mesmo navio Gelria que partiu dia 11 de novembro de Amesterdan e chegou em Santos em 30 de novembro de 1925 trouxe ou meu bisavô (Pavao Reder) e família. Meu avô, Stepan Reder, com então 15 anos estava nele. Importante registro para minha família também.

    1. Nesse navio em 1925, no Porto de Santos desembarcaram meus bisavós Stefan e Susanna Saffnauer, infelizmente não sei com certeza se vindo da Iuguslavia OU Alemanha. Se alguém souber onde eu poderia ter essa informação, eu agradeceria muito.

  4. Olá, o meu avô paterno Julius Frederick von Söhsten, também participou dessa história. Ele representava o Lloyd Real Holandês e foi receber o navio no Porto do Recife para cumprimentar o Comandante e conduzir as autoridades que participaram do evento. No filme apresentado no Youtube, aos 14:34 ele aparece próximo ao Comandante e, também, em outras ocasiões. Ele pode ser identificado por ser magro com seus cabelos e bigode brancos.

  5. Fabio tenho um postal desse navio minha bisa comprou de lembrança quando viajou nele para o Brasil também. Mas ela veio nele em Julho de 1927. Vc quer que eu te mande a foto? É um postal bem bacana melhor que a reproduçao em desenho pq é fotografia mesm. Abraço

    1. Olá Evelyn Motta e Fábio. Estou procurando a lista de passageiros dessa viagem de 1927 que desembarcou no Rio Grande do Sul. Também não tenho certeza o nome do navio. Mas era dessa companhia com certeza.

    2. Olá Evelyn Motta,
      Se voce não se importa, eu gostaria do postal deste navio Gelria tambem, pois meu avô veio nele em 1926.
      Abraço

  6. Olá !
    Boa tarde.
    Meu querido bisavô alemão, Werner Kunhert, veio no Gelria por Amesterdã em 30/05/1930.
    Nunca tinha visto o navio , vi agora, emocionante.
    Obrigada !
    Abs

  7. Meu avô, acompanhado do meus bisavós vieram da Servia neste mesmo navio, tenho um prato que eles pegaram no navio com gravo o nome, o desenho do navio.. bem legal, se alguém quiser ver me mande um email que mando a foto.

    1. Olá Gustavo Harich,
      Que bacana seu comentario. Se voce não se importar, eu gostaria que me enviasse a foto deste prato, pois meu avõ polones veio neste navio em 1926.
      Obrigada.

  8. Que legal este site!
    Meu avô polonês, Seweryn Sobisz, saiu de Amsterdam no Navio Gelria em setembro de 1926 e chegou no porto do RJ em outubro de 1926.
    Se alguem tiver interesse em buscar seu entepassado na lista de embarque em Amsterdam, ou desembarque no Brasil, coloco aqui abaixo os passos.
    1- Embarque em Amsterdam:
    https://noord-hollandsarchief.nl/bronnen/archieven?mivast=236&miadt=236&mizig=210&miview=inv2&milang=nl&micols=1&mires=0&micode=128&fbclid=IwAR3SShT4yEvHwFc_iw07lSawuoYf3SrX2BJ3lod0jSVl4UfcLaXbZkP_jc4#inv3t2

    Clique em Inventaris.
    Depois clique na numeração em vermelho que aparece logo abaixo que na descrição indica o ano de embarque do passageiro. Por exemplo 20-27, corresponde a navios que sairam entre 1918 e 1934.
    Clique no numero vermelho e abrirá abaixo outra lista expandida.
    Então escolha o numero vermelho para o ano que o passageiro veio. Por exemplo o numero 23 contempla os anos de 1925 e 1926.
    Agora é pesquisar nas paginas microfilmadas para encontrar o nome do passageiro. Está em ordem cronologica por ano e por datas. Vc pode salvar o arquivo.

    2- Desembarque o Brasil:
    Sabendo o nome do navio, e ano que embarcou em Amsterdam fica mais facil pesquisar no site do SIAN (Sistema de Informaçóes do Arquivo Nacional ), cujo site é: https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/login.asp
    É necessario apenas cadastra-se no site e iniciar a pesquisa.
    Há varias maneiras de pesquisar, e o site não é muito intuitivo, mas vou dar um exemplo:
    No menu vermelho, clicar em Favoritos. Vai abrir algumas possibilidades, mas por exemplo posso clicar em Relação de Vapores Entrada Porto do Rio de Janeiro. Vai aparecer uma lista enorme, com muitas paginas, na sequencia dos anos. Olhe as listas em tarja vermelha com o ano que interessa, e aí sim clique em arquivo digital. Abre outra pagina. Entao clique no quadro ARQUIVO DIGITAL, e aparece o aqruivo em pdf. Podem haver varios pdf tambem. Agora é boa sorte na pesquisa do seu passageiro.
    Se precisarem de ajuda é só perguntar, mas tambem sugiro consultarem este site abaixo, onde o pesquisador Gustavo Pedroso dá excelentes dicas de pesquisa.
    Abraço,
    Alice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *