A pequena Christina

No dia de 9 de maio de 1645 na Paróquia de Wilhelmsburg, distrito de St. Pölten, era batizada a menina Christina Flatschart . Além de ser o registro mais antigo que encontrei do nome Flatschart é possível identificar várias peculiaridades em sua certidão de batismo:

● Nessa época as certidões eram escritas em latim misturado com alemão.
● Christina era filha de Hanß Flatschar(d)t e Rosina _____, o espaço para o sobrenome da mãe está vazio, talvez fosse desconhecido ou talvez seria preenchido depois, o que nunca aconteceu.
● Até 1700 encontrei o nome grafado algumas vezes como Flatschard e outras como Flatschart, mas aparentemente após esta época a primeira versão caiu em desuso.
● A criança foi batizada como “Infans Illegitime”, ou seja, “filha ilegítima”, pois os pais não eram casados.
● Na profissão do pai, Hanß, provavelmente se lê algo como “Einjunggers”, que em português poderia ser traduzido como “um jovenzinho”, portanto sem profissão definida ainda.
● A madrinha (padrina) se chamava Hätwig e era empregada, enfermeira, cuidadora, não é possível saber ao certo, pois o termo “Oberin” permite muitas interpretações.

Registro do batismo de Christina Flatschart, em 9 de maio de 1645

Novamente um agradecimento especial aos amigos da comunidade Alte deutsche Handschriften – Lesehilfe que me ajudaram a decifrar a escrita do documento original.

Compartilhe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *