“Emmerich tinha uma irmã, eu escrevi para ela quando ele morreu, mas não tive resposta”
Essa era a explicação que sempre ouvíamos de minha avó quando perguntávamos da família de meu avô. Hoje, graças aos registros de batismo encontrados nas paróquias da Baixa Áustria sabemos que Emmerich tinha não apenas uma irmã, mas vários irmãos.
De todos irmãos, Anna provavelmente era a mais próxima pois encontrei várias fotos com as anotações de “Anna”, “Anny” e “Schwester” (irmã) no álbum de fotografias de minha avó. Novamente destaco aqui de que estas fotografias só foram encontradas e identificadas em 2019!
Pelo seu registro de batizado sabemos que Anna nasceu em 27 de maio de 1909 na pequena vila de Schrambach, no município de Lilienfeld e casou-se com Heinrich Rypacek em 27 de outubro de 1936 em Sankt Pölten.
Várias fotos de Anna e de Heinrich Rypacek, cujo sobrenome é de origem tcheca, foram encontradas no antigo álbum de Linda Flatschart. Também há um cartão postal enviado de Heinrich Rypacek para Emmerich.
Além das fotos de Anna e Heinrich encontrei a foto de uma menina, com a data de 1946. O primeiro nome, que começa com ”H” está ilegível, mas o sobrenome é Rypacek, talvez fosse uma filha do casal.
Anna faleceu dia 11 de julho de 1990 em Amstetten, importante município da Baixa Áustria que fica a cerca de 80 Km de Lilienfeld. Amstetten ficou conhecida mundialmente após o triste episódio de um psicopata quer manteve sua filha em cativeiro por 24 anos.