A família de Linda Flatschart já estava instalada na Região de Vila Prudente desde os anos 1930, tinham uma chácara onde hoje é a Vila Ema, próximo à rua Solidônio Leite. Provavelmente em 1941, Emmerich, Linda e os filhos se mudaram para Vila Prudente onde Emmerich foi contratado para trabalhar como mestre na empresa H. Klein & Cia. LTDA, uma fabricante de escovas de aço.
A história da Vila Prudente começou no início do século 16 com a doação de uma sesmaria a João Ramalho, para que ele a povoasse. Depois de três séculos, em 1829, o negociante João Pedroso adquiriu lotes e formou na área sítios de recreio, nos quais criava gado e plantava árvores frutíferas. A fundação oficial de Vila Prudente ocorreu em 4 de outubro de 1890. Foi neste ano que os imigrantes italianos Irmãos Falchi, (Emídio, Panfílio e Bernardino Falchi), com auxílio do financista Serafim Corso, compraram a gleba de terra de Martinha Maria, viúva de Antônio Pedroso e instalaram a primeira indústria da região, a Fábrica de Chocolates Falchi. O nome do bairro vem da admiração que os irmãos Falchi, proprietários na época da fundação, tinham pelo então presidente da República Prudente de Morais, que havia sido o primeiro governador do Estado de São Paulo após a proclamação da República.
Entre 1941 e 1945 a família morou na Rua Drafreé (atualmente Maria Daffré) nº 7 e em 1945 Emmerich compra a casa nº 259 da Rua Vinte, conforme a escritura de 17 de fevereiro de 1945 registrada no 20º tabelionato da cidade de São Paulo.